PALESTRA DO NOVEMBRO AZUL ABORDA CÂNCER DE PRÓSTATA E DISFUNÇÃO ERÉTIL

PALESTRA: NOVEMBRO AZUL
13 de novembro de 2017
DEZEMBRO VERMELHO: Prevenção das ISTs
1 de dezembro de 2017

PALESTRA DO NOVEMBRO AZUL ABORDA CÂNCER DE PRÓSTATA E DISFUNÇÃO ERÉTIL

A palestra mensal do serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (SOST) do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), no mês alusivo ao Câncer de Próstata, abordou a prevenção da doença, tratamentos e disfunção erétil. A palestra aconteceu no dia 24 e contou com a presença dos urologistas do HE, Felipe Camacho e Roberto Reinecken Von Laer.

De acordo com Felipe Camacho, o câncer de próstata é o segundo câncer mais frequente entre os homens brasileiros. Além disso, cerca de 20% dos pacientes com a doença, são diagnosticados em estágios avançados. “Embora não exista uma maneira de prevenção, é possível diagnosticar precocemente a doença, aumentando as chances de sucesso no tratamento”, comentou. Segundo ele, as formas mais comuns de prevenção/diagnóstico são através do exame clínico e exame de sangue (PSA).

O urologista Roberto Von Laer abordou a disfunção erétil e listou alguns fatores de risco, entre eles, o diabetes, o fumo, doenças cardiovasculares e uso de medicações. Em seguida, falou sobre o mecanismo de ereção e os fatores fisiológicos envolvidos nesse processo. Além disso, afirmou que cerca de 50% dos homens entre 40 e 70 anos apresentam algum grau dessa disfunção. Para finalizar, o urologista apresentou as formas de tratamento e ressaltou a importância de procurar atendimento médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *