CAMPANHA JANEIRO BRANCO DO HE ENCERRA COM PALESTRA SOBRE SAÚDE MENTAL

HE TERÁ ATIVIDADE DO JANEIRO BRANCO A PARTIR DO DIA 2
29 de dezembro de 2017
CARNAVAL SEGURO É O FOCO NO MÊS DE FEVEREIRO NO HE
5 de fevereiro de 2018

CAMPANHA JANEIRO BRANCO DO HE ENCERRA COM PALESTRA SOBRE SAÚDE MENTAL

A campanha Janeiro Branco do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), encerrou nesta quinta-feira (31) com a palestra sobre o tema “Saúde Mental: possibilidade de adoecimento ou de promoção de saúde”, com o psiquiatra do HE Pedro Rheingantz Abuchaim e com a psicóloga do HE, Doralúcia Gil da Silva. As atividades foram promovidas pela Unidade de Atenção Psicossocial, pelo Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (SOST) e pela DivGP – Serviço de Desenvolvimento de Pessoas.

O psiquiatra abordou a saúde mental das pessoas que trabalham na área da saúde e apresentou os modelos conceituais do estresse ocupacional. Pedro destaca, entre as características psicológicas desses profissionais, o atendimento a pacientes terminais, o envolvimento com a dor e o sofrimento das pessoas, além do contato com a intimidade corporal e emocional dos pacientes. Além disso, afirmou que diversos aspectos da atividade do profissional de saúde são compartilhados, entre eles o sofrimento psíquico, inerente ao trabalho no âmbito hospitalar, tende a ser comum a todos esses profissionais. “Os profissionais na saúde costumam cuidar menos da sua saúde”, ressaltou.

Em seguida, Doralúcia definiu saúde como estado de completo bem-estar, físico, mental e social. A psicóloga falou sobre os cuidados com a Saúde Mental, entre eles: cuidados com a saúde, trabalho, lazer e cultura e a qualidade nos relacionamentos. A tarde, o evento contou com a participação do enfermeiro especialista em saúde mental, Denilson Fonseca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *